14 Mitos Sobre o Corset
- Renata Fonseca Pereira

- 4 de out. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2020
O corset é uma peça que foi muito importante no vestuario feminino, na verdade mais do que isso já foi indispensável, surgiu por volta do século XV. Mas com o passar do tempo, uma das vestes mais bonitas que já existiu no vestiário feminino, se tornou alvo de uma péssima reputação. Tanto no cinema, quanto tem leituras da história da moda podemos notar que o espartilho é visto como algo de opressão e tortura. Vamos desvendar alguns dos vários dos mitos em torno do Corset.

1. Você não consegue respirar com o corset
Um corset feito sob medida, não causa desconforto ou dor, a peça deve ser usada apenas ajustada ao corpo, e ser apertada de forma gradual. Então o corset não causa esmagamento, e se respira normalmente fazendo seu uso.
2. Espartilhos apertam
O máximo que se deve sentir ao utilizar um espartilho é uma leve pressão distribuída dentre toda a parte abdominal, caso sinta desconforto ou dor isso estará acontecendo por fazer mal uso da peça ou estar utilizando um modelo inadequado para o uso.
3. O corset causa marcas na pele
Historicamente falando o corset jamais era usado diretamente com a pele, quem usa o corset por varias horas ao dia deve usar um liner ou roupa para proteger a peça e a pele.
4. Os órgãos vão ser reorganizados
Existem fotos sensacionalistas na internet com imagens irreais dos órgãos sendo reorganizados, mas o corset age apenas no tecido adiposo e nas costelas flutuantes, o corpo da mulher é completamente moldável e o corset reduz medidas esporadicamente.
5. Causa problemas circulatórios
Antes de começar o uso frequente do espartilho ou como é conhecido tight lacing, devesse passar por um médico, que ira avaliar cada caso em sua individualidade. Se for usado de forma correta e apenas ajustado ao corpo, o corset não deve lhe causar nenhum mal.
6. Os músculos abdominais atrofiam
Isso pode acontecer caso o usuário não faça exercícios regularmente, precisamos lembrar que o corset faz o trabalho da nossa musculatura durante o uso, por isso é essencial fazer exercícios abdominais e lombares.
7. Corset causa desmaios
Na Era Vitoriana, existiam muitos produtos químicos, usados para tingir roupas, além que naquela época a alimentação era muito pobre de nutrientes. As pessoas podiam ficar sufocadas no calor usando as vestes pesadas da época, e as mulheres eram vistas como muito frágeis e era normal que se desmaiassem, mas nada indica que o corset causavam estes desmaios.
8. O corset debilita a movimentação
Quando medimos a região do quadril para confecção do espartilho precisamos apoiar uma das pernas em uma superfície, justamente para que o corset fique na linha certa do quadril e proporcione conforto aos movimentos, ou seja, ele não oprime os seus movimentos das pernas, você consegui se locomover e realizar todas as suas atividades normalmente usando-o. O espartilho apenas força uma postura ereta.
9. Corset usado para atividades físicas
Não é indicado. Quando estamos fazendo o uso do corset neste momento estará fazendo o trabalho da nossa musculatura abdominal, então não faz sentido estar usando seu espartilho ao realizar atividades físicas.
10. Corset pós cirurgia e pós parto
Primeiramente deixo frisado que jamais se deve usar o corset durante o período da gravidez ou pós cirurgias. Quando se trata do parto normal ou natural a recuperação é mais rápida então em media depois de uns três meses já poderá iniciar o uso. A cicatrização da cessaria é após no mínimo um ano, mas sempre deve em ambos os casos consultar um medico para avaliar o momento certo.
11. Usar corset vai me causar muito calor
Tecidos naturais como o algodão permite uma maior troca de calor com o ambiente, além de existir corsets com apenas uma camada de tecido em tela de algodão, que permite uma ótima respirabilidade da pele.
12. As ’’gordurinhas’’ ficam saltando
Muitas pessoas ficam incomodadas com as ‘’gordurinhas’’ das costas por exemplo, uma solução para este problema é utilizar junto ao corset um sutiã largo, embora existam corsets com as costas altas, as costas altas ideais são de forma bem sutil, já que costas altas com recorte muito grande marcam quando utilizado em baixo de roupas ao se mover. Pessoas com mais tecido adiposo na região do quadril deve se optar pelo modelo underbust para modelar além da linha da cintura os flancos.
13. Ficarei com a cintura fina instantaneamente
O corset trás resultado instantâneos de forma visual, mas inicialmente pode não ser o resultado que almeja. Cada corset é confeccionado com as proporções de cada pessoa, e não se deve reduzir as medidas além do recomendado. Por isso existem corsets com curvas mais e outras menos acentuadas. Após a redução máxima do corset é possível envia-lo para ajustes com as novas medidas. Quando iniciamos o uso, o corset pode não se encaixar perfeitamente ao corpo até que a peça se adapte ao corpo.
14. Qualquer corset afina a cintura
Não. Como foi dito apenas o corset sob medida, estruturado com barbatanas flats e espiraladas, confeccionado com tecido apropriado, vai reduzir as medidas, e prezar pelo bem estar e saúde do usuário. O corset é composto por vários painéis, os painéis são o numero de vezes em que a medida é distribuída, em cada painel é reduzido alguns centímetros de sua própria medida.
Adorariamos enriquecer nosso conteúdo com suas dúvidas, deixe seu comentário.




Olá, sou cantora e queria saber se fazer tight lacing interferiria muito na respiração pois molda as costelas flutuantes
desde já, já agradeço.
Então, como surgiu esse mito do corset opressor? Em qual momento os corset's começaram a ser usado para que as pessoas se adequassem a um padrão?